Listen

Description

A arqueologia costuma ser associada à descoberta de vestígios de tempos antigos. Não é o caso da arqueologia industrial, que se ocupa das sociedades a partir da Revolução Industrial. Os séculos XIX e XX são, portanto, o seu foco, como explica Leonor Medeiros na rubrica «Breve introdução a...» de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência». A investigadora destaca a possibilidade de os arqueólogos estebelecerem um diálogo directo com a população dos locais estudados e recorrerem às suas experiências e memórias individuais e colectivas. «A arqueologia comunitária serve para as pessoas voltarem a um património que é seu, somos apenas mediadores», acrescenta. A entrevista é conduzida por Isabel Araújo Branco.

Leonor Medeiros é arqueóloga, Professora Auxiliar do Departamento de História da NOVA FCSH e investigadora do CHAM-Centro de Humanidades. Doutorada em Património e Arqueologia Industrial pela Michigan Technological University (EUA) e mestre em Gestão do Património pelo Ironbridge International Institute of Cultural Heritage (UoB, Reino Unido), Leonor Medeiros é Presidente da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI) e membro da Direção do Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial (TICCIH). Tem como áreas de especialidade inventários patrimoniais, documentação de património construído e paisagens culturais, em ligação com comunidades pós-industriais.
No próximo episódio, Brígida Baptista fala sobre a pesca do atum.

O indicativo sonoro de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência» utiliza «Bike Sharing To Paradise», de Dan Bordan (sem direitos de autor).