«Quando os barcos se afogam…»: este é o ponto de partida para uma conversa com Patrícia Carvalho sobre arqueologia dos navios. Os naufrágios são depósitos não intencionais de materiais que permitem aos arqueológos estudar a sociedade que construiu e utilizou as embarcações. Os materiais encontrados contam muito sobre a vida a bordo e os naufrágios não se esgotam na água e nas costas, explica Patrícia Carvalho. Exemplo disso são os cemitérios de náufragos, os acampamentos temporários de sobreviventes, objectos de oferendas, rituais e mitos. A entrevista é conduzida por Teresa Lacerda.
Patrícia Carvalho é investigadora integrada do CHAM, participado actualmente no Projecto 4-OCEANS. Arqueológa de profissão, é mestre em História e Arqueologia dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa com uma dissertação sobre «Estaleiros Navais na Índia Portuguesa (1595-1630)».
No próximo episódio, Isabel Albergaria fala sobre casas senhoriais e jardins históricos em Portugal.
O indicativo sonoro de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência» utiliza «Bike Sharing To Paradise», de Dan Bordan (sem direitos de autor).