Neste mês apelidado de “Mês do Amor” quisemos trazer para as nossas conversas um tema que poderá interessar muitas relações: o mapa do amor. Quisemos explorar o que é isto do Love Maps, de autoria do John Gottman e de que forma pode auxiliar na organização da vida em casal.
Percebemos que a construção deste mapa do amor, implica irmos conhecendo o mundo interior de cada um: sonhos, medos, objetivos… que está sempre em constante mudança, logo tem que ir sendo atualizado.
De certa forma, consiste em irmos promovendo um conhecimento psicoemocional mútuo, através de conversas (sem terem que ser necessariamente profundas), partilha de experiências e momentos únicos no casal (terem saídas programadas que vá preenchendo a relação). Existem momentos que poderão preencher mais as necessidades individuais e que podem ser feitas individualmente, e outras mais as de casal (que vão ao encontro dos interesses dos dois).
Não ir protelando a realização destes momentos a dois é importante para uma vida saudável em casal. Esperamos que este episodio tenha sido esclarecedor e promotor de relações amorosas mais saudáveis e intencionais.
Andreia e Catarina