Quando a gente ouve falar em santo católico, pensa logo naquelas figuras históricas – algum mártir, uma freira, um frade... Mas, pela primeira vez na história, isso mudou: acaba de surgir o primeiro santo millennial. Sim, o mesmo tipo de millennial que a gente ouve falar há alguns anos, inclusive talvez seja a sua geração.
Estamos falando de Carlo Acutis, nascido em 1991 e vitimado por uma leucemia aos 15 anos, cuja canonização foi aprovada pelo papa Francisco e o Conselho de Cardeais do Vaticano agora em 2024, no dia 1º de julho.
Além de millennial, ele é considerado também o primeiro santo influencer. Não que ele fizesse publi, mostrasse a rotina dele nas mídias digitais... Nada disso. É que ele usava a rede pra divulgar milagres católicos, então alguns fiéis já o consideram o padroeiro da internet.
Nesse episódio, além de aprender sobre Carlo, você vai entender de que maneira alguém passa a ser considerado santo pelos católicos.
=======================================
APRENDA EM 5 MINUTOS é um videocast atualizado duas vezes por semana. Os episódios são roteirizados e apresentados por Alvaro Leme. Jornalista, doutorando em Ciências da Comunicação na ECA-USP e criador de conteúdo há vinte anos, ele traz episódios sobre curiosidades dos mais variados tipos. São episódios curtos, quase sempre com 5 minutos — mas alguns passam disso, porque tem tema que precisa mesmo de mais um tempinho.
Use o cupom ALVINO, na evino, ganhe 10% de desconto nas suas compras e ajude o APRENDA EM 5 MINUTOS a se manter no ar
Edição: André Glasner
Siga a gente no Instagram:
http://instagram.com/aprendavideocast
http://instagram.com/alvaroleme
http://instagram.com/andreglasner
Comercial e parcerias: contato@alvaroleme.com.br
=======================================
Quer saber mais? Confira as fontes que consultei para criar o episódio
- Quem é Carlo Acutis, o jovem “influencer de Deus” que vai virar santo
CNN
- Saiba quem é o jovem Carlo Acutis, conhecido como 'padroeiro da internet', que será beatificado
G1
- Como são 'feitos' os santos da Igreja Católica
Edison Veiga, BBC Brasil