Listen

Description

Desde que me entendo por gente, a ideia de ir ao cinema sempre me pareceu mais prazerosa quando meus pais compravam pipoca. Nossa, se fosse abarrotada de manteiga, melhor ainda. Talvez você tenha lembranças parecidas, porque esse comportamento foi cultivado em várias gerações, desde meados do século 20, graças ao trabalho de muitos publicitários e marqueteiros, responsáveis por transformar o ato de ver um filme numa experiência para o paladar.

Mas como foi que começou isso aí? Em que momento da história virou hábito associar cinema e pancinha cheia? Ou, para desespero que pessoas com ouvidos mais sensíveis, cinema e barulhos de gente mastigando? Foi a partir de uma pergunta do ouvinte Arthur Manhães, de Belo Horizonte, que investiguei o caso de amor entre as telonas e os saquinhos de pipoca. E conto tudo pra você neste episódio.

=========================

APRENDA EM 5 MINUTOS é o podcast sobre coisas que você nem sabia que queria saber. Os episódios são roteirizados e apresentados por Alvaro Leme. Jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação na ECA-USP e criador de conteúdo há vinte anos, ele traz episódios sobre curiosidades dos mais variados tipos. São episódios curtos, quase sempre com 5 minutos — mas alguns passam disso, porque tem tema que precisa mesmo de mais um tempinho.

Edição dos episódios em vídeo: André Glasner

http://instagram.com/andreglasner

Direção de arte: Dorien Barretto

https://www.instagram.com/dorienbarretto66/

Fotografia: Daniela Toviansky

https://www.instagram.com/dtoviansky/

Narração da vinheta: Mônica Marli

https://www.instagram.com/monicamarli/

Siga o APRENDA no Instagram:

http://instagram.com/aprendapodcast

http://instagram.com/alvaroleme

Comercial e parcerias: alvaroleme@brunch.ag

======================

Quer saber mais? Confira as fontes que consultei para criar o episódio

- Movie Theaters Make 85% Profit at Concession Stands

By Brad Tuttle

- Pipoca, o alimento que sustenta a indústria cinematográfica

Por Anderson Gonçalves, Gazeta do Povo

- Movie-Theater Owner Tries to Justify $4 Fountain Sodas

By Brad Tuttle, Time