Listen

Description

“Se ele não se lembrava mais, nem queria saber da gente, por que, então, não subia ou descia o rio, para outras paragens, longe, no não-encontrável? Só ele soubesse. mas minha irmã teve menino, ela mesma entestou que queria mostrar para ele o neto. Viemos, todos, no barranco, foi num dia bonito, minha irmã de vestido branco, que tinha sido o do casamento, ela erguia nos braços a criancinha, o marido dela segurou, para defender os dois, o guarda-sol. a gente chamou, esperou. Nosso pai não apareceu. minha irmã chorou, nós todos aí choramos, abraçados.”

Esse é um trechinho de um conto de Guimarães Rosa chamado a terceira margem do rio. Resolvi colocar ele aqui, porque o nosso convidado essa semana gosta tanto dele que resolveu marcar na pele esse conto. além disso esse trechinho me pareceu resumir um pouco a nossa conversa.

Hoje vamos falar sobre memória, esquecimento, invisibilidade. E quem vai mostrar isso pra gente é o Caio. Criado entre Rio e São Paulo, se apaixonou pela sociologia e resolveu fazer do estudo a sua vida. hoje doutorando pela USP, ele voltou seu olhar para temas que são tão incômodos para a maior parte da sociedade, que chega a ser constrangedor ouvir algumas coisas. Apesar disso, seu jeito de falar, com delicadeza e paixão, faz todos a sua volta mergulharem nesse assunto de uma forma que o tempo chega a passar diferente.

Vem com a gente ouvir essa aula! Sejam bem-vindos à sexta de pães!





Siga-nos: 

@caiomoraesreis

@meumaridoeumpao 

@bl_produtoraofc 

@lucimarfmarques 

@lpmsouza 

Faça suas encomendas pelo instagram  

Email de contato: blproducoes10@gmail.com 

Produção: BL Produtora 

Direção: Luiz Paulo 

Apresentação: Tica e Mateus 

Trilha: Gustavo Stoppa - @gu_stoppa