Listen

Description

Que as facções criminosas existem e atuam no Ceará é de conhecimento público e reconhecido pelo Estado. Mas como elas se instalaram? Em que contexto surgiram e como atuam? Como a Polícia reagiu? E qual o futuro dessas organizações criminosas? Essas são algumas das perguntas que o minidocumentário "Facções - A Origem", do Diário do Nordeste, e este episódio do Pauta Segura tentam responder. 

No programa desta semana, o editor Emerson Rodrigues e o repórter Messias Borges contaram os bastidores da reportagem que resultou no minidocumentário.

Sociólogo e professor do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luiz Fábio Paiva, explica, no vídeo e no podcast, o fenômeno chamado de facções criminosas. 

O estudioso tem quase 20 anos de pesquisa sobre dinâmicas criminais no Ceará, o que foi consolidado com o artigo "'Aqui não tem gangue, tem facção': as transformações sociais do crime em Fortaleza, Brasil", publicado em 2019.

As gangues precederam as facções, no Estado. "As gangues eram grupos que, a partir do final da década de 90, vão incorporar algumas dinâmicas relacionadas aos mercados ilegais, de drogas, dos enfrentamentos armados. Eram muito vinculados ao território. Tinham gangues muito tradicionais, que, em geral, tinham uma rivalidade com uma gangue de outro território", explica o sociólogo, no minidocumentário.

---------------

Siga nosso podcast na plataforma de áudio da sua preferência ou no Youtube do Diário do Nordeste. Compartilhe com parentes e amigos.  Deixe seu comentário e avalie nosso programa. Se você tiver qualquer sugestão, crítica, dúvida ou foi citado e quer direito de resposta, envie um e-mail para ⁠podcastpautasegura@svm.com.br⁠.