Leitura bíblica do dia: Salmo 23
Plano de leitura anual: Isaías 23–25; Filipenses 1;
Quando Hannah Wilberforce (tia do abolicionista britânico William Wilberforce) estava prestes a morrer, ela escreveu uma carta na qual mencionou ter ouvido sobre a morte de outro cristão: “Feliz é o homem que foi para a glória, agora na presença de Jesus, a quem ele amava sem ver. Meu coração parecia pular de alegria”. Em seguida, ela descreveu sua própria situação: “Eu, melhor e pior; Jesus, bom Pastor como sempre foi”.
Suas palavras me fazem pensar no Salmo 23, onde Davi escreve: “Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado” (v.4). Essas palavras saltam da página porque é lá, no meio do vale da sombra da morte, onde a descrição de Davi sobre Deus se torna profundamente pessoal. Ele passa de falar sobre Deus no início do salmo — “o Senhor é o meu pastor” (v.1) — para falar com Ele: “pois tu estás comigo” (v.4, grifo do autor).
Como é reconfortante saber que o Deus Todo-poderoso que formou o mundo inteiro (Salmo 90:2) é tão compassivo que caminha conosco até mesmo nos lugares mais difíceis. Quer nossa situação melhore ou piore, podemos nos voltar ao nosso Pastor, Salvador e Amigo e encontrá-lo “bom Pastor como sempre foi”. Tão bom que a própria morte foi vencida, e “viverei na casa do Senhor para sempre” (23:6).
Por: James Banks