Leitura bíblica do dia: Lucas 16:1-9
Plano de leitura anual: Jeremias 1–2; 1 Timóteo 3;
A pandemia do coronavírus causou o fechamento de escolas em todo o mundo. Muitos professores usaram um aplicativo digital que possibilitou as aulas online. Mas, na Ásia, os alunos descobriram que, se a avaliação do aplicativo caísse muito, ele poderia ser removido da plataforma digital. Assim, milhares de avaliações baixas diminuíram a pontuação do aplicativo.
Jesus não ficaria impressionado com os alunos se esquivando de suas responsabilidades, mas admiraria a astúcia deles. O Senhor contou a história de um gerente demitido que em seu último dia de trabalho reduziu as contas dos devedores de seu patrão. Jesus não elogiou a desonestidade dele, mas sim a inteligência, e desejou que Seus seguidores fossem igualmente astutos: “…usem a riqueza […] para fazer amigos […] quando suas posses se extinguirem, eles os receberão num lar eterno” (Lucas 16:9).
Quando se trata de dinheiro, a maioria pensa em quanto se pode perder. Os sábios buscam pelo que lhes pode ser útil. Jesus disse que dar “faz amigos”, o que traz segurança e influência. Quem é o líder em qualquer grupo? Aquele que paga. Nossa prontidão em doar demonstra a nossa confiança em Jesus, e confiar no Senhor nos assegura o “lar eterno”.
Mesmo sem dinheiro, temos tempo, habilidades ou ouvidos atentos. Sirvamos criativamente aos outros por Jesus.
Por: Mike Wittmer