O devocional de hoje está uma bênção! Marque um amigo aqui nos comentários para ler com você!
Leitura bíblica do dia: Ezequiel 45:9-10, 17-20
Plano de leitura anual: Gênesis 13-15; Mateus 5:1-26;
Parece que as resoluções são feitas para serem descumpridas. Há os que zombam delas propondo votos mais alcançáveis. Veja estes exemplos: Acene para os motoristas nos semáforos. Não se inscreva para uma maratona. Procrastine. Perca-se sem a ajuda de aplicativos. Bloqueie quem posta ginásticas e regimes.
No entanto, o conceito de “recomeçar” é sério. O povo exilado de Judá precisava de um novo começo. Pouco mais de duas décadas após seus 70 anos de cativeiro, Deus os encorajou a recomeçar, por meio de Ezequiel, prometendo-lhes: “Acabarei com o exílio de meu povo” (Ezequiel 39:25).
Mas eles precisavam voltar às instruções básicas que Deus havia dado a Moisés 800 anos antes. Isso incluía celebrar um banquete, no princípio do ano, o qual começava “No primeiro dia do primeiro mês de cada ano” (45:18). Um dos principais propósitos desses festivais era lembrá-los do caráter de Deus e de Suas expectativas. O Senhor avisou aos seus líderes: “Parem com a violência e opressão e façam o que é justo e certo” (v. 9) insistindo na honestidade (v.10).
Isso também se aplica a nós. Nossa fé deve ser posta em prática, ou torna-se inútil (Tiago 2:17). Neste novo ano, à medida que Deus nos provê o que precisamos, vivamos a nossa fé voltando ao básico: “Ame o Senhor, seu Deus”, e “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:37-39).
Por: Tim Gustafson