Bíblia em um ano: Deuteronômio 14–16 Marcos 12:28-44
Eles deram uma parte do que lhes sobrava, mas ela, em sua pobreza, deu tudo que tinha. v.44
Escritura de hoje: Marcos 12:38-44
Warren Buffett, Bill e Melinda Gates fizeram história quando prometeram doar metade de seu dinheiro, em 2018. Naquela época, isso significava doar 92 bilhões de dólares. Essa ação deixou o psicólogo Paul Piff curioso para estudar os padrões de doação. Em suas pesquisas, ele descobriu que os pobres tendem a doar 44% mais do que os ricos. Aqueles que sentiram a própria privação, por vezes, são movidos à maior generosidade.
Jesus sabia disso, ao visitar o Templo, Ele viu as multidões ofertarem (Marcos 12:41). Os ricos entregavam muito dinheiro, mas uma viúva pobre ofertou suas duas últimas moedas de cobre, colocando-as na caixa. Eu imagino Jesus se levantando, encantado e surpreso. Imediatamente, Ele reuniu Seus discípulos, certificando-se de que não perdessem esse ato deslumbrante: “essa viúva depositou na caixa de ofertas mais que todos os outros” (v.43), exclamou Jesus. Os discípulos se entreolharam, perplexos, esperando que alguém pudesse explicar o que Jesus falou. Então, Ele deixou claro: “Eles deram uma parte do que lhes sobrava, mas ela, em sua pobreza, deu tudo que tinha” (v.44).
Talvez tenhamos pouco para dar, mas Jesus nos convida a ofertar a partir de nossa pobreza. Embora possa parecer escasso para os outros, damos o que temos, e Deus se alegra com as nossas doações generosas.
Por: Winn Collier
Refletir & Orar
O que significa para você ofertar em sua pobreza? Como entregar “tudo” a Jesus hoje?
Deus, sinto-me sem muito a oferecer. Meus donativos parecem insignificantes, porém, entrego-me a ti, Senhor.