Leitura bíblica do dia: Salmo 107:1-3,23-32
Plano de leitura anual: Salmos 107–109; 1 Coríntios 4;
Durante a primeira viagem do missionário escocês Alexander Duff à Índia, em 1830, ele naufragou durante uma tempestade na costa da África do Sul. Duff e seus companheiros foram parar numa pequena e desolada ilha. Tempos depois, um dos tripulantes encontrou uma cópia da Bíblia que pertencia a Duff à beira da praia. Quando o livro secou, Duff leu o Salmo 107 para seus companheiros sobreviventes, e eles se sentiram encorajados. Finalmente, após um resgate e mais um naufrágio, o missionário chegou à Índia.
O Salmo 107 relata a maneira como Deus libertou os israelitas. Duff e seus companheiros, sem dúvida, identificaram-se e se confortaram com as palavras do salmista: “Acalmou a tempestade e aquietou as ondas. A calmaria os alegrou, e ele os levou ao porto em segurança” (vv.29-30). E, como os israelitas, eles também “louvaram o Senhor por sua bondade e pelas maravilhas que fez pela humanidade” (v.31).
Vemos um paralelo do Salmo 107:28-30 no Novo Testamento (Mateus 8:23-27; Marcos 4:35-41). Jesus e Seus discípulos estavam num barco, no mar, quando uma violenta tempestade começou. Seus discípulos gritavam de medo, e Jesus — Deus encarnado — acalmou o mar. Nós também podemos nos encorajar! Nosso poderoso Deus e Salvador ouve e responde aos nossos clamores e nos conforta no meio de nossas tempestades.
Por: Alyson Kieda