Leitura bíblica do dia: Provérbios 3:13-18
Plano de leitura anual: Provérbios 10–12; 2 Coríntios 4;
O telefone tocou, e logo o atendi. Carla era a mais idosa de nossa igreja, mulher vibrante e trabalhadora que tinha quase cem anos. Dando os retoques finais em seu último livro, ela me fez algumas perguntas sobre a escrita para poder cruzar a linha final. Mas, como sempre, logo estava eu lhe fazendo perguntas sobre a vida, o trabalho, o amor e a família. Suas lições de uma vida longa transbordavam sabedoria. Carla me disse: “Acalme-se”. E logo estávamos rindo sobre os momentos em que ela havia esquecido de se acalmar — suas histórias maravilhosas, todas temperadas com verdadeira alegria.
A Bíblia ensina que a sabedoria conduz à alegria: “Feliz é a pessoa que encontra sabedoria…” (Provérbios 3:13). Descobrimos que o caminho, da sabedoria à alegria, é uma virtude bíblica. “Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento o encherá de alegria” (2:10). “Deus concede sabedoria, conhecimento e alegria àqueles que lhe agradam” (Eclesiastes 2:26). Lemos em Provérbios 3:17 que a sabedoria “os guiará por estradas agradáveis”.
Refletindo sobre os assuntos da vida, o autor C. S. Lewis declarou que “a alegria é negócio sério no Céu”. A estrada lá, no entanto, é pavimentada com sabedoria. Minha amiga Carla, que viveu até os 107 anos, concordaria. Ela caminhou com sabedoria e alegria até o Rei.
Por: Patrícia Raybon