Leitura bíblica do dia: 1 João 3:1,1-18
Plano de leitura anual: Salmos 77–78; Romanos 10;
Há imagens tão poderosas que nunca são esquecidas. Pensei nisso ao ver uma famosa fotografia da falecida Princesa Diana de Gales. À primeira vista, a cena capturada parece corriqueira. Sorrindo calorosamente, a princesa está apertando a mão de um homem não identificado. Mas é a história por detrás dessa fotografia que a torna notável.
Em 19 de abril de 1987, quando a princesa visitou um hospital em Londres, o Reino Unido estava em completo pânico pela epidemia de AIDS. Sem saber como a doença que, muitas vezes matava rapidamente se espalhava, muitos tratavam suas vítimas como párias sociais.
O momento em que Diana cumprimentou um paciente aidético com as mãos sem luvas e um sorriso genuíno foi surpreendente. Essa imagem de respeito e bondade moveria o mundo para tratar as vítimas da AIDS com misericórdia e compaixão semelhantes.
Tal imagem me lembra de algo que muitas vezes esqueço. Vale a pena oferecer o amor de Jesus livre e generosamente aos outros. João lembrou aos primeiros cristãos que deixar o amor esmorecer ou esconder-se diante do nosso medo é realmente viver “morto” (1 João 3:14). E amar livremente e sem medo, na plenitude do poder e do amor do Espírito Santo significa que passamos da morte para a vida, significa experimentar a ressurreição em toda a sua perfeição (vv.14,16).
Por: Monica La Rose