Leitura bíblica do dia: Neemias 1:5-11
Plano de leitura anual: Salmos 7–9; Atos 18;
Quando o casal Smith se mudou a uns 8 quilômetros adiante de onde viviam, o seu gato Amores mostrou o seu descontentamento fugindo da nova moradia. Certo dia, Sara o viu numa foto nas redes sociais no local de seu antigo lar.
Os Smiths foram buscá-lo, e o gato voltou a fugir. E para onde ele foi? Dessa vez, a família que tinha comprado a casa dos Smiths concordou em manter o gato também. Os Smiths não conseguiram evitar: o gato sempre voltava “ao lar”.
Neemias serviu numa posição de prestígio na corte do rei em Susã, mas o seu coração estava noutro lugar. Ele tinha acabado de ouvir a triste notícia de que “a cidade onde [estavam] sepultados [seus] antepassados [estava] em ruínas” (Neemias 2:3), e portanto, orou: “Lembra-te do que disseste ao teu servo Moisés […] se voltarem para mim e obedecerem a meus mandamentos […] mesmo que estejam exilados nos confins da terra, eu os reunirei e trarei de volta ao lugar que escolhi para estabelecer meu nome” (1:8-9).
O lar é onde está o coração, dizem eles. No caso de Neemias, o desejo pelo lar era mais do que algo atrelado ao solo. O que ele mais desejava era a comunhão com Deus. Jerusalém foi o lugar que Deus escolheu para estabelecer o Seu nome.
Na verdade, a insatisfação que sentimos é um anseio por Deus, o desejo de estar no lar eterno com Ele.
Por: Tim Gustafson