Leitura bíblica do dia: Filipenses 2:1-11
Plano de leitura anual: Provérbios 8–9; 2 Coríntios 3;
Surpreendi minha esposa com entradas para o show de um artista que ela gostava muito. O cantor seria acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Colorado, e o cenário seria o Red Rocks: um anfiteatro ao ar livre entre duas formações rochosas a mais de 1.800 metros acima do nível do mar. No show, a orquestra tocou várias canções clássicas e folclóricas. O final foi um novo arranjo do clássico hino Maravilhosa Graça (HCC 193). Esse arranjo nos maravilhou!
Há algo lindo na harmonia — instrumentos sendo tocados de maneira a produzir maior sonoridade. O apóstolo Paulo apontou para a beleza da harmonia quando disse aos filipenses que tivessem “a mesma forma de pensar”, o mesmo amor e “um só propósito” (Filipenses 2:2). Ele não estava pedindo para que se tornassem iguais, mas para que adotassem a atitude humilde e o amor sacrificial de Jesus. O evangelho, como Paulo bem conhecia e ensinava, não apaga as nossas diferenças, mas pode eliminar as nossas divergências.
É interessante muitos estudiosos acreditarem que as palavras de Paulo (vv.6-11) sejam um prelúdio para um antigo hino. Quando permitimos que o Espírito Santo atue em nossa vida e contextos, tornando-nos mais semelhantes a Jesus. Juntos nos tornamos uma sinfonia que ressoa um amor humilde semelhante ao de Cristo.
Por: Glenn Packiam