Leitura bíblica do dia: Mateus 5:3-10
Plano de leitura anual: Salmos 29–30; Atos 23:1-15;
Certa vez, candidatei-me a uma função numa organização cristã e recebi uma lista de regras legalistas sobre o uso de álcool, tabaco e certos entretenimentos, com a explicação: “Esperamos que nossos empregados se comportem como cristãos”. Eu podia concordar com a lista, pois por razões não relacionadas a minha fé, não fazia tais coisas. Mas pensei comigo mesmo: Por que não têm uma lista sobre não ser arrogante, insensível, severo, espiritualmente indiferente e crítico? Nenhum destes itens foi indicado.
Seguir Jesus não pode ser definido por uma lista de regras. É uma qualidade de vida tão sutil e primorosa que é difícil de quantificar, mas o que melhor a descreve é “bela”.
As bem-aventuranças em Mateus 5:3-10 resumem essa beleza. Aqueles que são pobres de Espírito são felizes e humildes; são profundamente sensíveis ao sofrimento dos outros; são gentis e bondosos; anseiam por serem bondosos em si e para os outros; são misericordiosos com os que lutam e falham; são unânimes no seu amor por Jesus; são pacificadores e deixam um legado de paz; são bondosos para com os que os perseguem; retribuem o mal com o bem; são abençoados — palavra que significa “feliz” em seu sentido mais profundo.
Esse tipo de vida atrai a atenção dos outros e pertence aos que buscam a Jesus e lhe pedem por esses atributos.
Por: David H. Roper