Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Romanos 2:12-16

Plano de leitura anual: 2 Reis 24–25; João 5:1-24;

No livro Human Universals (Universais humanos), o antropólogo Donald Brown lista mais de 400 comportamentos que considera comuns à humanidade. Brincadeiras, piadas, danças e provérbios, precaução com as cobras e amarrar coisas com barbante! Da mesma forma, ele acredita que todas as culturas têm conceitos de certo e errado, em que a generosidade é elogiada, as promessas são valorizadas e a maldade e o assassinato entendidos como errados. Todos temos essa percepção da consciência, não importa a nossa origem.

Paulo afirmou algo semelhante: Deus deu os Dez Mandamentos ao povo judeu para que diferenciassem o certo do errado. O apóstolo percebeu que os gentios podiam fazer o bem obedecendo à sua consciência. Portanto, as leis de Deus estavam, de fato, gravadas no coração deles (Romanos 2:14-15). Isso não significa que as pessoas sempre fazem o que é certo. Os gentios se rebelaram contra a sua consciência (1:32), os judeus violaram a Lei (2:17-24), tornando ambos culpados. Mas, pela fé em Jesus, Deus remove a pena de morte de todas as nossas violações (3:23-26; 6:23).

Deus nos criou com a percepção do certo e errado, e provavelmente sentiremos culpa pelo mau que fizemos ou pelo bem que deixamos de praticar. Confessando tais pecados, Jesus remove toda a culpa. Nós precisamos do Seu perdão. Isso não depende de quem somos ou de onde estivermos.

Por:  Sheridan Voysey