Leitura bíblica do dia: Salmo 139:7-12
Plano de leitura anual: 1 Crônicas 13–15; João 7:1-27;
Em Papua-Nova Guiné, a tribo Kandas esperava com entusiasmo a chegada dos Novos Testamentos da Bíblia impressos em seu idioma. As pessoas que os traziam precisavam viajar pelo oceano em pequenos barcos para alcançar a aldeia. O que lhes deu coragem para viajar por águas profundas? Suas habilidades marítimas, sim. Mas elas também conheciam o Criador dos mares. Ele é aquele que guia cada um de nós através das ondas agitadas e das águas mais profundas da nossa vida.
Como Davi escreveu: “É impossível escapar do teu Espírito…” (Salmo 139:7). “Se subo aos céus, lá estás […] se habitar do outro lado do oceano, mesmo ali tua mão me guiará e tua força me sustentará”(vv.8-10). Essas palavras repercutiriam profundamente com a tribo Kandas, cuja nação é uma ilha com densas florestas tropicais e montanhas escarpadas que são chamadas de “O Último Desconhecido”. No entanto, como os cristãos de todos os lugares sabem, nenhum lugar ou problema é muito distante para Deus. “Para ti, a noite é tão clara como o dia; escuridão e luz são a mesma coisa” (Salmo 139:12).
Em águas tempestuosas, portanto, nosso Deus fala: “Silêncio! Aquiete-se!” e as ondas e o vento obedecem. Portanto, não tema as águas profundas ou turbulentas da vida atual. Nosso Deus nos conduz com segurança à terra firme.
Por: Patrícia Raybon