Leitura bíblica do dia: Êxodo 40:34-38
Plano de leitura anual: Rute 1–4; Lucas 8:1-25
Em 28 de janeiro de 1986, o ônibus espacial Challenger dos EUA se destruiu 73 segundos após a decolagem. No discurso de conforto à nação, o presidente Reagan citou o poema Voo alto de John Gillespie Magee, piloto da Segunda Guerra Mundial, que escreveu sobre o “nunca antes ultrapassado espaço sagrado” e a sensação de estender a mão para tocar “a face de Deus”.
Ainda que não possamos literalmente tocar a face de Deus, por vezes experimentamos um pôr do sol extasiante ou um lugar na natureza para meditarmos. Isso nos dá a maravilhosa sensação de que Ele está próximo. Alguns chamam esses momentos de transcendentais. A barreira que separa o Céu da Terra se torna mais tênue. Deus parece mais perto.
Os israelitas podem ter experimentado essa proximidade ao sentirem a presença de Deus no deserto. Ele proveu uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite para guiar o povo em meio à jornada (ÊXODO 40:34-38). Quando estavam no acampamento, “a glória do Senhor” enchia o tabernáculo (v. 35). Durante toda a jornada, Seu povo sabia que Deus estava com eles.
Ao desfrutarmos da incrível beleza da criação divina, tomamos consciência de que Deus é onipresente. E quando oramos, ouvimos Sua voz e lemos Sua Palavra, podemos usufruir da comunhão com Ele em todo tempo e em todo lugar.
Cindy Hess Kasper