Leitura bíblica do dia: Levítico 19:32-34
Plano de leitura anual: 1 Samuel 27–29; Lucas 13:1-22
Karen leciona para jovens e criou uma atividade para ensinar seus alunos a se entenderem melhor. Nessa “atividade”, os alunos anotavam alguns pesos emocionais que carregavam. As anotações foram compartilhadas anonimamente. Cada estudante teve uma visão sobre as dificuldades uns dos outros e puderam demonstrar suas reações a isso. Desde então, há mais respeito mútuo entre os adolescentes, cujo senso de empatia agora é mais profundo entre eles.
Por toda a Bíblia, Deus incentivou o Seu povo a tratar uns aos outros com dignidade e demonstrar empatia nas interações (ROMANOS 12:15). Na história de Israel, em Levítico, Deus orientou os israelitas a praticarem a empatia, especialmente em relação aos estrangeiros. Disse-lhes para amá-los como a si próprios porque também haviam sido estrangeiros no Egito e conheciam intimamente tais dificuldades (LEVÍTICO 19:34).
Muitas vezes, nossos fardos nos fazem sentir como estrangeiros, sozinhos e incompreendidos, mesmo entre nossos pares. Nem sempre temos a experiência que os israelitas vivenciaram com os estrangeiros entre eles. No entanto, sempre podemos tratar quem Deus coloca em nosso caminho com o respeito e a compreensão que desejamos. Quer seja um estudante, um israelita ou seja quem for, honramos a Deus agindo assim.
Kirsten Holmberg