Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Isaías 9:2-6

Plano de leitura anual: 1 Crônicas 4-6; João 6:1-21;

Nos anos de 1960, duas pessoas participaram de uma pesquisa sobre os efeitos da escuridão na psique humana. Eles entraram em cavernas separadas, enquanto os pesquisadores monitoravam seus hábitos alimentares e de sono. Um participante permaneceu em total escuridão por 88 dias, o outro 126. Cada um supôs o quanto de tempo eles poderiam permanecer na escuridão e erraram por meses. Um deles pensou que tinha tirado uma breve soneca, descobrindo depois que havia dormido por 30 horas. A escuridão é desorientadora.

O povo de Deus se viu sob a escuridão do exílio iminente, esperando sem saber o que lhes aconteceria. O profeta Isaías usou as trevas como metáfora para sua desorientação e como forma de falar sobre o julgamento de Deus (Isaías 8:22). Os egípcios tinham sido atingidos pelas trevas como uma praga (Êxodo 10:21-29). Agora Israel se encontrava em trevas.

Mas uma luz viria! “O povo que anda na escuridão verá grande luz. Para os que vivem na terra de trevas profundas, uma luz brilhará” (Isaías 9:2). A opressão seria quebrada, a desorientação acabaria. Uma Criança viria para mudar tudo e trazer um novo dia — de perdão e liberdade (v.6).

Jesus veio! E embora a escuridão do mundo possa ser desnorteadora, que possamos experimentar o conforto do perdão, da liberdade e da luz encontrados em Cristo.

Por:  Glenn Packiam