Leitura bíblica do dia: Filipenses 2:1-5
Plano de leitura anual: 2 Samuel 16–18; Lucas 17:20-37
Um determinado vídeo game coloca cem jogadores numa ilha virtual para jogar até que reste apenas um jogador. Se um jogador elimina outro, essa pessoa pode continuar assistindo pelo ponto de vista daquele jogador. Um jornalista observou: “Quando você se coloca no lugar de outro jogador e enxerga do ponto de vista dele, o registro emocional vai da autopreservação à empatia. Você começa a se sentir participante com o desconhecido que, pouco antes o colocou ali”.
Isso ocorre quando vemos a experiência da outra pessoa além da nossa perspectiva. Encontramos a dor, o medo ou a esperança do outro. Quando seguimos o exemplo de Jesus sem ser “…egoístas, nem [tentando] impressionar ninguém…” mas sendo “humildes e [considerando] os outros mais importantes”, notamos o que de outra forma teríamos perdido (FILIPENSES 2:3). Nossas preocupações se expandem e fazemos perguntas diferentes. Passamos a investir no bem-estar dos outros. Em vez de buscarmos os nossos interesses, comprometemo-nos “com os interesses alheios” (v. 4). Não protegendo o que supomos precisar para prosperar, buscamos com alegria o que ajuda outros a florescerem.
Com essa visão transformada, somos compassivos e descobrimos novas maneiras de amar a nossa família. Podemos até transformar o inimigo em amigo!
Winn Collier