Leitura bíblica do dia: Lucas 17:1-5
Plano de leitura anual: 1 Samuel 30–31; Lucas 13:23-35
Ao refletir sobre como ela perdoou Manassés, o assassino do seu marido e de alguns de seus filhos no genocídio de Ruanda, Beata disse: “Meu perdão se baseia no que Jesus fez. Jesus recebeu a punição por cada ato maligno ao longo de todos os tempos. Sua cruz é o único lugar onde encontramos a vitória!”. Mais de uma vez, Manassés lhe escrevera da prisão relatando os pesadelos regulares que o atormentavam e implorando o perdão dela, e de Deus. No início, ela não pôde lhe estender a misericórdia, dizendo que o odiava por ter matado sua família. Mas então “Jesus adentrou-se em seus pensamentos” e, com a ajuda divina, cerca de dois anos depois, ela o perdoou.
Beata seguiu a instrução de Jesus aos Seus discípulos para perdoar os que se arrependessem. Ele disse que mesmo se alguém: “…peque contra você sete vezes por dia e, a cada vez, se arrependa e peça perdão, perdoe-o” (LUCAS 17:4). Mas perdoar pode ser muito difícil, como é possível concluirmos pela reação dos discípulos: “…Faça nossa fé crescer!” (v. 5).
Enquanto Beata lutava em oração por sua incapacidade de perdoar, a sua fé “cresceu”. Se, como ela, estamos lutando para perdoar, peçamos a Deus por meio de Seu Espírito Santo que nos ajude a fazer isso. À medida que a nossa fé cresce, Ele nos ajuda a perdoar.
Amy Boucher Pye