Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Hebreus 13:11-16

Plano de leitura anual: Provérbios 19–21; 2 Coríntios 7;

Sexta-feira era dia de feira na cidade rural em Gana, onde cresci. Depois de anos, ainda me lembro de uma feirante em particular. Com os dedos das mãos e dos pés corroídos pela hanseníase (lepra), ela se agachava em sua esteira e pegava seus produtos com uma cuia. Alguns a evitavam. Minha mãe fazia questão de comprar dela regularmente. Eu a via apenas em dias de feira. Depois, ela desaparecia para fora da cidade.

No tempo dos israelitas, doenças como a lepra significavam viver “fora do acampamento”. Era uma vida lastimável. A lei dizia que tais pessoas deviam viver isoladas (Levítico 13:46). Fora do acampamento também era onde os restos dos sacrifícios eram queimados (4:12). Esse não era o local onde você gostaria de estar.

Essa dura realidade dá vida à declaração sobre Jesus em Hebreus 13: “…vamos até ele, para fora do acampamento, e soframos a mesma desonra…” (v.13). Jesus foi crucificado fora dos portões de Jerusalém, uma questão significativa quando estudamos o sistema sacrificial hebreu.

Queremos ser conhecidos, honrados e ter vida confortável. Mas Deus nos chama para “fora do acampamento”, onde está a desgraça. É lá que encontraremos o feirante com hanseníase. É em tal local que encontraremos as pessoas que o mundo rejeitou — onde encontraremos Jesus.

Por:  Tim Gustafson