Leitura bíblica do dia: 1 Pedro 3:13-17
Plano de leitura anual: 1 Reis 10–11; Lucas 21:20-38;
Por 15 anos, Mike Burden organizou reuniões cheias de ódio em sua loja de antiguidades. Mas em 2012, sua esposa o questionou sobre isso, e o coração dele se abrandou. Burden reconheceu que estava errado em seu ponto de vista sobre o racismo e não quis mais ser aquela mesma pessoa. O grupo militante o retaliou e expulsou sua família do apartamento que ele alugava de um deles.
Onde ele buscou ajuda? Surpreendentemente, ele a buscou com o pastor negro local com quem tivera conflitos. O pastor e sua igreja forneceram moradia e mantimentos para a família de Burden por algum tempo. Quando o pastor foi questionado sobre por que concordou em ajudar, ele explicou: “Jesus Cristo também fez coisas impopulares. Quando é hora de ajudar, você faz o que Deus quer que você faça”. Mais tarde, Burden falou a essa igreja local e se desculpou com a comunidade negra por sua participação na disseminação do ódio.
Jesus ensinou ideias impopulares no Sermão do Monte: “Dê a quem pedir […] amem os seus inimigos e orem por quem os persegue” (Mateus 5:42,44). Essa é a maneira controversa de pensar que Deus nos chama para seguir. Embora pareça fraqueza, na verdade isso significa agir a partir da força de Deus.
Deus nos ensina e nos concede o poder de praticarmos essa “controvérsia” da maneira que Ele nos pedir.
Por: Anne Cetas