Leitura bíblica do dia: Daniel 1:11-16; 2:19-20
Plano de leitura anual: 2 Samuel 19–20; Lucas 18:1-23
No time de vôlei da faculdade, minha neta aprendeu o princípio da vitória. Se a bola vier em sua direção, não importa como, ela pode “melhorá-la”. Poderá fazer uma jogada que deixará as companheiras de equipe numa melhor situação, sem fazer birras, sem culpar as outras ou procurar desculpas. Mas sempre melhorar a situação.
Essa foi a reação de Daniel quando ele e três amigos foram levados ao cativeiro pelo rei Nabucodonosor. Mesmo recebendo nomes pagãos e uma ordem de 3 anos de “treinamento” no palácio do inimigo, Daniel não se enfureceu. Ele pediu permissão para não se contaminar aos olhos de Deus com a comida e vinho do rei. Após consumir apenas vegetais e água por dez dias (DANIEL 1:12), ele e seus amigos “pareciam mais saudáveis e bem nutridos que os outros rapazes que se alimentavam da comida do rei” (v. 15)
Noutra vez, Nabucodonosor ameaçou matar Daniel e todos os sábios do palácio se eles não pudessem interpretar o seu sonho perturbador. Novamente, Daniel não se apavorou, mas buscou misericórdia do “Deus dos céus”, e o mistério lhe foi revelado numa visão (2:19). Daniel declarou que “a sabedoria e o poder” pertencem a Deus (v. 20). Estando cativo, Daniel buscou o melhor do Senhor, apesar dos conflitos. Que possamos seguir esse exemplo, tornando a situação melhor, levando-a a Deus.
Patrícia Raybon