Leitura bíblica do dia: Salmo 43
Plano de leitura anual: Salmos 16–17; Atos 20:1-16;
O pequeno avião pilotado por John F. Kennedy Jr. caiu no mar em julho de 1999. Os investigadores determinaram que a causa do acidente foi um erro comum, conhecido como desorientação espacial. Este fenômeno ocorre quando, devido à fraca visibilidade, os pilotos se desorientam e se esquecem de confiar nos seus instrumentos para os ajudar a alcançar o destino com sucesso.
À medida que navegamos na vida, tantas vezes tudo se torna tão avassalador que nos sentimos desorientados. O diagnóstico de câncer, a morte de alguém querido, a perda de emprego, a traição de alguém. As tragédias inesperadas podem facilmente nos deixar perdidos e confusos.
Quando nos deparamos com tais situações, podemos tentar orar o Salmo 43. Nele, o salmista está sobrecarregado e sente-se perdido porque se percebe rodeado pelo mal e por injustiça. Em desespero, ele pede a Deus que lhe conceda a orientação segura para o ajudar a navegar em segurança nessa situação até o destino desejado, a presença de Deus (vv.3-4). Na presença do Senhor, o salmista sabe que encontrará esperança e alegria e se sentirá renovado.
Ele deseja que, pelo Espírito Santo, a luz da verdade e a certeza da presença de Deus o orientem. Quando nos sentimos desorientados e perdidos, a orientação e a presença divina, por meio do Seu Espírito, podem nos consolar e iluminar nosso caminho.
Por: Lisa M. Samra