Leitura bíblica do dia: Juízes 7:1-8, 22
Plano de leitura anual: Neemias 7–9; Atos 3;
Num jogo qualificatório para a Copa do Mundo de 2018, a equipe de Trinidad e Tobago chocou o mundo quando eliminou a equipe dos Estados Unidos, na época ranqueada 56 posições acima deles. A vitória desse pequeno país foi tão inesperada, em parte porque a população e os recursos dos Estados Unidos anulavam os da pequena nação caribenha. Mas essas vantagens aparentemente intransponíveis foram insuficientes para derrotar esses apaixonados jogadores do Soca Warriors.
A história de Gideão e dos midianitas tem semelhanças, pois também ocorreu entre um pequeno grupo de combatentes e um grande exército. O exército israelita tinha mais de 30 mil pessoas, mas o Senhor os reduziu a apenas 300 guerreiros para que aprendessem que o sucesso deles dependia de Deus, não do seu exército, dinheiro, tesouro ou habilidade dos seus líderes (Juízes 7:1-8).
Pode ser tentador depositar a nossa confiança no que podemos ver ou medir, mas esse não é o caminho da fé. Embora muitas vezes seja difícil, quando estamos dispostos a depender de Deus, ser fortes nele e em Seu poder (Efésios 6:10), podemos enfrentar as situações com coragem e confiança, mesmo se estivermos sobrecarregados e desqualificados. A Sua presença e poder podem fazer coisas surpreendentes em nós e através de nós.
Por: Lisa M. Samra