Listen

Description

Leitura bíblica do dia: 1 Pedro 3:13-17

Plano de leitura anual: 1 Reis 10–11; Lucas 21:20-38;

Há um choque de cosmovisões que batalha pela mente e coração das pessoas. Somos bombardeados todo o tempo com visões de mundo que se opõem ao conhecimento de Deus: nas mídias, na cultura, na arte etc. São muitas as perspectivas, mas, no fim de tudo, sempre busca-se Deus, ou deuses.

Como podemos então enfrentar essa questão? A apologética (defesa da fé) tem três faces: defesa/ dar razão (1Pedro 3:15-16), articulação/ apresentação racional da fé (Atos 17:19-34) e desafio/ desafiar a incredulidade e vindicar a proposta cristã (2 Coríntios 10:4-5). Todas elas visam persuadir o ouvinte dos significados que Deus propõe.

Porém, a persuasão só se completa quando toca na raiz mais profunda do anseio humano: o Caminho, a Verdade e a Vida é uma pessoa. Todos, cristãos ou não, temos um senso de Deus, e o ato de tentar suprimir isso é uma ponte para o diálogo. Por essa via, podemos fazer uma demonstração efetiva, franca e bela dos horizontes que o evangelho abre, pois, dessa forma, apelamos ao “anseio universal pelo eterno”. Os argumentos são importantes, mas a “bala de prata” apologética é o testemunho em gesto e palavra de que a fé em nós produz efeito que abre a vastidão de horizontes de significados muito mais promissores a um mundo carente da verdade.

Davi Charles Gomes