Leitura bíblica do dia: 2 Coríntios 1:3-7
Plano de leitura anual: 2 Samuel 14–15; Lucas 17:1-19
Risonho era apenas um gatinho quando o seu dono o deixou no abrigo de animais, por considerá-lo doente demais para se recuperar. Mas ele recuperou a saúde e foi adotado pelo veterinário. Hoje, Risonho é residente nesse abrigo e passa seus dias “confortando” cães e gatos recém-saídos de cirurgia ou que se recuperam de doenças. Faz isso com sua calorosa presença e suave ronronar.
Essa é uma pequena ilustração do que o nosso Deus amoroso faz por nós e do que podemos fazer pelos outros em troca. Ele cuida de nós, em nossas doenças e lutas, e nos acalma com Sua presença. Paulo chama Deus de “Pai misericordioso e Deus de todo encorajamento” (2 CORÍNTIOS 1:3). Quando estamos desanimados, deprimidos ou maltratados, Ele está ao nosso lado. Quando nós nos voltamos a Ele em oração, Deus nos consola em todas as nossas aflições (v. 4).
Paulo, que experimentou intenso sofrimento, segue: “para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições” (v. 4). O Pai nos encoraja, e quando experimentamos o Seu consolo, podemos fazer o mesmo por outros.
Nosso compassivo Salvador, que sofreu por nós, é mais do que capaz de nos consolar em nossa angústia (v. 5). Ele nos ajuda em meio à nossa dor e nos prepara para fazer o mesmo por outras pessoas.
Alyson Kieda