Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Números 21:4-9; 2 Reis 18:4-7

Plano de leitura anual: Salmos 120–122; 1 Coríntios 9;

O tratamento médico trouxe alívio para as severas alergias alimentares de um familiar. Fiquei tão animada que falava sobre isso o tempo todo. Falava sobre o processo em detalhes e enaltecia o médico que havia criado o programa. Finalmente, alguns amigos comentaram: “Cremos que Deus é quem deve receber o crédito pela cura”. Isso me fez parar e pensar se eu havia desviado o meu olhar do Supremo Médico e transformado tal cura em um ídolo.

A nação de Israel caiu numa armadilha semelhante quando começou a queimar incenso a uma serpente de bronze que Deus havia usado para curá-los. Eles a adoravam até que Ezequias identificou isso como idolatria e “despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito” (2 Reis 18:4).

Séculos antes, “o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram” (Números 21:6). Embora a rebelião espiritual de Israel tivesse causado o problema, o povo clamou pela ajuda divina. Com misericórdia, Deus orientou Moisés: “Faça a réplica de uma serpente venenosa e coloque-a no alto de um poste” para que todos a vejam. Quem olhasse para essa réplica seria curado (vv.4-9).

Alguma dádiva de Deus se tornou objeto de louvor, em vez da evidência de Sua misericórdia e graça? Apenas o nosso Santo Deus, a Fonte de toda dádiva (Tiago 1:17), é digno de adoração.

Por:  Jennifer Benson Schuldt