Leitura bíblica do dia: João 19:25-30
Plano de leitura anual: 1 Samuel 7–9; Lucas 9:18-36
Michelangelo explorou aspectos comoventes da vida de Jesus. Nos anos 1540, ele esboçou uma Pietá (imagem de Maria segurando o corpo de Jesus) à sua amiga Vittoria Colonna. Com giz, ele retratou Maria mirando o céu, acolhendo-o em seus braços. Atrás dela, surge a viga vertical da cruz com as palavras do Paraíso de Dante: “Quanto sangue custou pouco se atenta”. O propósito do artista era profundo: ao contemplarmos a morte de Jesus, devemos considerar o preço que Ele pagou.
Esse preço é captado em Sua declaração pré-morte: “Está consumado” (JOÃO 19:30). O termo para “está consumado” (tetelestai) foi usado em vários sentidos: mostrar que a conta estava paga, a tarefa concluída, um sacrifício oferecido, uma obra-prima finalizada. Cada um se aplica ao que Jesus fez em nosso favor na cruz! Talvez por isso o apóstolo Paulo tenha escrito: “…que eu jamais me glorie em qualquer coisa, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Por causa dessa cruz meu interesse neste mundo foi crucificado, e o interesse do mundo em mim também morreu” (GÁLATAS 6:14).
A disposição de Jesus em tomar nosso lugar é a evidência eterna do quanto Deus nos ama. Ao considerarmos o preço que Ele pagou, que também celebremos Seu amor e sejamos gratos pela cruz.
Bill Crowder