Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Lucas 11:5-13

Plano de leitura anual: Salmos 13–15; Atos 19:21-41;

Ricardo e Susan alegraram-se muito quando ela finalmente engravidou. Como os problemas de saúde dela representavam riscos ao bebê, Ricardo orava muito pelo bem-estar deles. Certa noite, ele sentiu que não precisava orar tanto, pois Deus tinha prometido tomar conta das coisas. Mas dias depois, Susan sofreu um aborto e ele se sentiu devastado e questionou: Será que não perseverei o suficiente?

Numa primeira leitura, poderíamos pensar que a parábola de hoje sugere bem isso. Nessa história, um amigo (talvez representando Deus) só sai da cama para ajudar o outro por causa da persistência irritante deste (Lucas 11:5-8). Lida dessa forma, a parábola sugere que Deus só nos dará o que precisamos se persistirmos. E, se não orarmos com insistência suficiente, talvez Ele não nos ajude.

Mas comentaristas bíblicos como Klyne Snodgrass acreditam que a parábola não comprova isso. O seu ponto de vista é de que, se os amigos podem nos ajudar por razões egoístas, quanto mais o nosso Pai que é altruísta. Portanto, oremos com confiança (vv.9-10), sabendo que Deus é maior do que os seres humanos imperfeitos (vv.11-13). Deus não é como o amigo nessa parábola, Ele é exatamente o oposto disso.

“Não sei porque você perdeu o seu bebê”, disse ao Ricardo, “mas sei que não foi por falta de perseverar em oração o suficiente”. Deus não age assim.

Por:  Sheridan Voysey