Leitura bíblica do dia: Oseias 14
Plano de leitura anual: Salmos 20–22; Atos 21:1-17;
Lembro-me de uma canção comovente a respeito de “prosseguir”. É sobre uma pessoa que reflete sobre as dores que causou aos familiares e amigos. A canção celebra a alegria do retorno ao lar e a descoberta de que o que já possuímos é mais do que o suficiente.
De maneira semelhante, o livro de Oseias conclui com alegria e gratidão desmedida pela restauração que Deus possibilita aos que voltam a Ele. Grande parte desse livro compara o relacionamento entre Deus e o Seu povo à relação com um cônjuge infiel e, lamenta os fracassos de Israel em amá-lo e viver para Ele.
Oseias expõe a promessa do amor ilimitado, graça e restauração de Deus, livremente disponível aos que regressam a Ele com o coração quebrantado pelas formas como o abandonaram (14:1-3). “Curarei de sua infidelidade”, promete Deus, “e os amarei com todo o meu ser” (v.4). E o que parecia quebrado e sem restauração mais uma vez encontrará a plenitude e abundância, pois a graça de Deus, como o orvalho, fará o Seu povo florescer como o lírio e crescer como o trigo (vv.5-7).
Quando ferimos os outros ou pensamos que merecemos a bondade divina em nossa vida, é fácil presumir que desfiguramos para sempre os dons que nos foram dados. Mas quando voltamo-nos humildemente a Ele, descobrimos que o Seu amor está sempre pronto para nos receber e restaurar.
Por: Monica La Rose