Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Mateus 6:25-34

Plano de leitura anual: 2 Reis 7–9; João 1:1-28;

Um amigo e eu escalamos uma colina açoitada pelo vento, cruzamos um campo de flores silvestres numa floresta de pinheiros altíssimos e, depois, descemos e paramos em um vale. As nuvens flutuavam suavemente e ouvíamos o som de um riacho nas proximidades. Ouvindo o canto dos pássaros, ficamos em silêncio por quinze minutos, absorvendo tudo. Por fim, nosso dia foi profundamente terapêutico. Certa pesquisa concluiu que as pessoas que param para contemplar a natureza experimentam níveis mais elevados de felicidade e menores de ansiedade, bem como maior desejo de cuidar da Terra. No entanto, o segredo não é estar na natureza, mas percebê-la.

Poderia haver uma razão espiritual para os benefícios da natureza? Paulo disse que a criação revela o poder e a natureza de Deus (Romanos 1:20). Deus aconselhou Jó a buscar na natureza as evidências de Sua presença (Jó 38–39). E Jesus ensinou que contemplar os “pássaros do céu” e “flores do campo” pode revelar o cuidado de Deus e reduzir a ansiedade (Mateus 6:25-30), portanto perceber a natureza é uma prática espiritual.

Por que a natureza nos afeta tão positivamente? Talvez porque ao percebê-la, temos um vislumbre do Deus Criador que nos observa.

Por: Sheridan Voysey