Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Salmo 88:1-13

Plano de leitura anual: 1 Reis 21–22; Lucas 23:26-56;

Em uma história em quadrinhos de Minduim, Lucy anunciava “ajuda psiquiátrica” por cinco centavos. Linus foi ao consultório dela e reconheceu seus “profundos sentimentos de depressão”. Quando lhe perguntou o que ela poderia fazer sobre sua condição, Lucy respondeu: “Sai dessa! Cinco centavos, por favor”.

Embora isso traga um sorriso momentâneo, a tristeza e o desânimo que podem nos dominar quando isso acontece, na realidade, não são facilmente descartados. Sentimentos de desesperança e angústia são reais e, às vezes, é necessário atenção profissional.

O conselho de Lucy não foi útil para lidar com a aflição verdadeira. Mas o Salmo 88 traz esperança. Cheio de problemas, o salmista buscou o Senhor com sinceridade: “…minha vida está cheia de problemas, e a morte se aproxima” (v.3). “Tu me lançaste na cova mais funda, nas profundezas mais escuras” (v.6). “…a escuridão é a minha amiga mais chegada” (v.18). Ouvimos, sentimos e talvez nos identifiquemos com a dor do salmista. No entanto, seu lamento está repleto de esperança. “Ó Senhor, Deus de minha salvação, clamo a ti de dia, venho a ti de noite. Agora, ouve minha oração; escuta meu clamor” (vv.1-2, 9,13). Coisas difíceis acontecem e talvez seja necessário tomar medidas práticas, como aconselhamento e cuidados médicos. Mas jamais abandone a esperança em Deus.

Por: Arthur Jackson