Leitura bíblica do dia: Jó 2:7-10
Plano de leitura anual: Salmos 89–90; Romanos 14;
“Eu não entendo o Seu plano. Entreguei-lhe toda a minha vida e acontece isso!” Essa era a mensagem de um filho à sua mãe quando seu sonho de ser bem-sucedido como atleta profissional foi temporariamente postergado. Quem já não teve uma experiência inesperada e decepcionante que leva a mente a duvidar? Um membro da família corta a comunicação sem explicação; a saúde se complica; a empresa é realocada; um acidente muda toda a vida.
Lemos sobre as tragédias e contratempos na vida de Jó. Humanamente falando, se havia alguém que se qualificasse para uma vida livre de problemas, era ele: “íntegro e correto, temia a Deus e se mantinha afastado do mal” (Jó 1:1). Mas a vida nem sempre é como gostaríamos.
Não foi assim para Jó nem o será para nós. A esposa dele o aconselhou: “amaldiçoe a Deus e morra!” (2:9), mas a resposta dele para ela foi sábia, instrutiva e adequada a nós também quando as coisas, grandes ou pequenas, que preferimos não enfrentar acontecem. “Aceitaremos da mão de Deus apenas as coisas boas e nunca o mal?”. Em tudo isso, Jó não pecou com seus lábios” (v.10).
Que Deus nos fortaleça para permanecermos firmes em nossa confiança e reverência por Ele, mesmo quando não podemos entender como o Senhor age durante os dias difíceis.
Por: Arthur Jackson