Leitura bíblica do dia: Daniel 6:10-23
Plano de leitura anual: Salmos 23–25; Atos 21:18-40;
Franz Jägerstätter foi recrutado durante a Segunda Guerra Mundial. Ele completou o treino militar básico, mas recusou-se a assumir o juramento de lealdade ao regime. Jägerstätter foi autorizado a regressar à sua fazenda, mas depois o convocaram novamente. Ao observar a ideologia e o genocídio judeu, ele decidiu que a sua lealdade a Deus não permitiria que lutasse a favor do seu exército. Foi detido e condenado à execução, deixando para trás a sua esposa e três filhas.
Muitos cristãos, sob perigo de morte, recusaram-se a cumprir ordens para que desobedecessem a Deus. Daniel foi um deles. Quando um édito real ameaçou que quem “orasse a alguém, divino ou humano, exceto ao rei” (Daniel 6:12) seria lançado na cova dos leões, o jovem descartou sua segurança e permaneceu fiel. “Como de costume […]. Orava três vezes por dia e dava graças a seu Deus” (v.10). O profeta ajoelhava-se perante Deus, e somente Deus, independentemente do custo.
Por vezes, a nossa escolha é clara. Embora todos à nossa volta nos implorem que sigamos a opinião dominante, ainda que a nossa reputação ou bem-estar possa estar em risco, que nunca desistamos de obedecer a Deus. Tantas vezes, mesmo com enorme custo, tudo o que podemos oferecer é uma recusa firme.
Por: Winn Collier