Leitura bíblica do dia: Salmo 57
Plano de leitura anual: Juízes 16–18; Lucas 7:1-30
George Whitefield (1714–70) foi um dos pregadores mais talentosos e ativos da história, levando milhares à fé em Jesus. Mas sua vida foi polêmica. Sua prática de pregar ao ar livre (para acomodar grandes multidões) por vezes era criticada pelos que questionavam suas razões e achavam que ele deveria pregar somente dentro das quatro paredes de uma igreja. O epitáfio de Whitefield lança luz sobre a sua resposta às duras críticas: “Estou contente em esperar até o Dia do Juízo para o esclarecimento de meu caráter; e depois de morto, não desejo outro epitáfio senão este: ‘Aqui jaz George Whitefield, o grande dia revelará que tipo de homem ele foi’”.
Quando Davi enfrentou duras críticas alheias, ele também se colocou nas mãos de Deus. Quando Saul falsamente o acusou de liderar uma rebelião, Davi foi forçado a esconder-se na caverna do exército de Saul que se aproximava. Sentiu-se “…cercado de leões ferozes” entre homens com “…dentes [que] são como lanças e flechas, e sua língua […] espada afiada” (SALMO 57:4). Mas ele se voltou a Deus e encontrou conforto: “Pois o teu amor se eleva até os céus; a tua fidelidade alcança as nuvens” (v. 10).
Quando não nos entendem ou nos rejeitam, Deus é o nosso refúgio (v. 1). Seja Ele louvado eternamente por Seu infalível e misericordioso amor!
James Banks