Leitura bíblica do dia: Efésios 4:11-16
Plano de leitura anual: 2 Crônicas 32–33; João 18:19-40;
Certa pesquisa pediu aos participantes que identificassem a idade em que se tornaram adultos. Quem se considerava adulto destacava os comportamentos que comprovavam isso. Ter um ganho financeiro e a compra de uma casa encabeçava a lista como sinal de “adultidade”. Outros eram: cozinhar, cuidar da agenda médica, optar por lanches rápidos ou permanecer em casa num sábado à noite em vez de sair.
A Bíblia diz que também devemos buscar a maturidade espiritual. Paulo exortou a igreja de Éfeso, pedindo-lhes para amadurecer, “chegando à completa medida da estatura de Cristo” (Efésios 4:13). Enquanto somos “imaturos” na fé, somos vulneráveis a “qualquer vento de novos ensinamentos” (v.14), o que muitas vezes resulta em divisão entre nós. Em contrapartida, à medida que amadurecemos na nossa compreensão da verdade, agimos como um corpo unificado tornando-nos “mais parecidos com Cristo, que é a cabeça” (v.15).
Deus concedeu-nos o Seu Espírito para nos ajudar a crescer na plena compreensão de quem Ele é (João 14:26), e equipa os pastores e mestres para nos instruírem e nos conduzirem à maturidade na fé (Efésios 4:11-12). Assim como certas características distinguem a maturidade física, a nossa unidade como Seu corpo certifica o nosso crescimento espiritual.
Por: Kirsten Holmberg