Leitura bíblica do dia: Lamentações 3:19-26
Plano de leitura anual: 2 Crônicas 19–20; João 13:21-38;
Durante a pandemia COVID-19, em 2020, ajoelhei e deixei as lágrimas escorrerem. “Deus, por que não estás cuidando de mim?” Chorei, pois tinha sido demitida há quase um mês e algo dera errado com meus papéis de desemprego. Ainda não tinha recebido nenhum dinheiro e o auxílio que o governo prometera ainda não tinha chegado. No fundo, eu confiava que Deus resolveria tudo. Cria que Ele de fato me amava e cuidaria de mim. Mas, naquele momento, sentia-me abandonada.
O livro de Lamentações ensina que não há problema em lamentar. Provavelmente, foi escrito durante ou logo após os babilônios destruírem Jerusalém, em 587 a.C. Descreve a aflição (3:1,19), opressão (1:18) e fome (2:20; 4:10) que o povo enfrentou. Porém no meio do livro, o autor lembra o motivo de sua esperança: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (3:22-23 ARA). Apesar da devastação, o autor lembrou-se de que Deus permanece fiel.
Às vezes, parece impossível acreditar que “O Senhor é bom para os que dependem dele, para os que o buscam” (v.25), especialmente quando não vemos o fim do nosso sofrimento. Mas podemos clamar a Ele e confiar que nos ouve e será fiel para nos ajudar.
Julie Schwab