Leitura bíblica do dia: Provérbios 14:1-3,26-27,33
Plano de leitura anual: 2 Crônicas 28–29; João 17;
A Peregrina Negra da Verdade cujo verdadeiro nome era Isabella Baumfree nasceu escrava, em 1797, Nova Iorque. Quase todos os seus filhos foram vendidos como escravos, mas ela e uma filha foram libertas em 1826 e passaram a morar com a família que lhes comprou a liberdade. Isabella não aceitou ter a sua família separada e tomou medidas legais para recuperar o seu pequeno filho Pedro. Proeza espantosa para uma afro-americana naqueles dias. Sabendo que não podia criá-los sem a ajuda de Deus, tornou-se cristã e mudou o seu nome para Peregrina Negra da Verdade. Com isso demonstrou que a sua vida foi construída sobre os alicerces da verdade divina.
O rei Salomão declara: “A mulher sábia edifica o lar”; em contrapartida, a não sábia o destrói (Provérbios 14:1). Essa metáfora demonstra a sabedoria que Deus concede aos que estão dispostos a ouvi-lo. Como construir com sabedoria? Dizendo “palavras [que] sejam boas e úteis” (Efésios 4:29; 1 Tessalonicenses 5:11). Como a destruir?: “A conversa arrogante do insensato se torna uma vara que o castiga” (Provérbios 14.3).
Graças à sabedoria divina, a Peregrina encontrou refúgio seguro (v.26) num tempo turbulento. Talvez você nunca precise salvar os seus filhos de uma injustiça, mas você pode construir a sua casa sobre os mesmos alicerces que ela construiu — a sabedoria de Deus.
Por: Linda Washington