Leitura bíblica do dia: 1 Timóteo 5:1-8
Plano de leitura anual: Salmo 119:1-88; 1 Coríntios 7:20-40;
Duas mulheres ocuparam os assentos do corredor na mesma fileira. Observei suas interações durante o voo. Elas se conheciam e pareciam aparentadas. A mais nova, provavelmente em seus 60 anos, passava à idosa, em torno de 90: fatias de maçã, sanduíches caseiros, depois uma toalha de higiene e, por fim, o exemplar de um jornal. Cada item era entregue com tanta ternura e dignidade. Quando saíamos do avião, eu disse à mulher mais nova: “Notei como você se importava com ela. Foi lindo”. Ela respondeu: “Ela é minha mãe, a minha melhor amiga”.
Não seria ótimo se todos nós pudéssemos dizer algo assim? Alguns pais são como os melhores amigos, outros nem tanto. Na verdade, muitos desses relacionamentos familiares, na melhor das hipóteses, são sempre complicados. Embora a carta de Paulo a Timóteo não ignore essa complexidade, ela ainda nos convida a colocarmos como nossa “primeira responsabilidade […] mostrar devoção no lar e retribuir aos pais o cuidado recebido […] especialmente dos de sua própria família” (1 Timóteo 5:4,8).
Muitas vezes, praticamos esse cuidado apenas quando os familiares foram ou ainda são bons para nós. Em outras palavras, se eles merecem. Mas Paulo oferece uma razão melhor para recompensá-los. Cuide deles, pois “isso é algo que agrada a Deus” (v.4).
Por: John Blase