Leitura bíblica do dia: Lucas 16:19-31
Plano de leitura anual: 1 Crônicas 19–21; João 8:1-27;
Depois que Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a atingir o espaço, ele saltou de paraquedas na zona rural da Rússia. Uma agricultora avistou o cosmonauta vestido de laranja, com seu capacete e arrastando dois paraquedas. “Será que você veio do espaço sideral?” ela perguntou surpresa. “Na verdade, sim”, disse ele.
Infelizmente, os líderes soviéticos transformaram o voo histórico em propaganda antirreligiosa. “Gagarin foi para o espaço, mas não viu nenhum deus lá”, declarou o primeiro-ministro, sem jamais o astronauta ter dito isso. Como observou C. S. Lewis, “Aqueles que não encontram [Deus] na Terra dificilmente o encontrarão no espaço”.
Jesus nos advertiu sobre ignorarmos a Deus nesta vida. Ele contou a história de dois homens que morreram: o rico que não tinha tempo para Deus e Lázaro, homem pobre, porém rico na fé (Lucas 16:19-31). Em tormento, o homem rico implorou a Abraão por seus irmãos ainda na Terra. “…mande Lázaro”, implorou a Abraão. “se alguém dentre os mortos lhes fosse enviado, eles se arrependeriam!” (vv.27,30). Abraão foi direto: “Se eles não ouvem Moisés e os profetas, não se convencerão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos” (v.31).
“Ver é nunca acreditar”, escreveu Oswald Chambers. “Interpretamos o que vemos à luz do que cremos.”
Por: Tim Gustafson