Listen

Description

Leitura bíblica do dia: 1 Samuel 1:10-18; 2:1,2

Plano de leitura anual: 2 Reis 15–16; João 3:1-18;

Após uma pequena cirurgia dolorosa no olho esquerdo, fiz um teste de visão. Confiante, cobri meu olho direito e li com facilidade. Cobrindo o olho esquerdo, vacilei. Como não percebi que não podia ver? Enquanto me ajustava aos novos óculos e à nova visão, pensei nas provações diárias que muitas vezes me deixavam espiritualmente míope. Concentrando-me apenas no que eu podia ver de perto, minhas dores e circunstâncias em constante mudança tornaram-me cega à fidelidade do meu Deus, eterno e imutável. Minha perspectiva limitada transformou a esperança num borrão inatingível.

Lemos a história de outra mulher que falhou em reconhecer a confiabilidade de Deus atrelando-se em sua angústia, incerteza e perda. Por anos, Ana suportou a falta de filhos e o tormento sem fim de Penina, a outra esposa de seu marido Elcana. O marido de Ana a amava, mas a alegria lhe escapou. Um dia, Ana orou com amarga honestidade. Quando o sacerdote Eli a questionou, ela lhe relatou a sua situação. Logo que Ana saiu, Eli pediu que Deus atendesse à oração dela (Samuel 1:17). Embora a situação não tenha mudado imediatamente, Ana sentiu-se esperançosa (v.18).

A oração de Ana revela uma mudança na perspectiva. Mesmo antes de as circunstâncias melhorarem, sua visão renovada mudou sua atitude. Ana se alegrou na presença de Deus, sua Rocha e esperança eterna.

Por:  Xochitl E. Dixon