Bíblia em um ano: Juízes 11–12 Lucas 6:1-26
Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração. v.23
Escritura de hoje: Salmo 139:1-6, 23-24
Meus netos estão brincando no meu quintal arrancando ervas daninhas. “Arrancando-as pela raiz!”, diz o mais novo, ao mostrar um pesado prêmio. Gostamos de arrancar as raízes daninhas, limpando cada ameaça desagradável. Mas antes da alegria, é necessário a escolha de ir atrás dessas raízes.
A remoção intencional de ervas daninhas também é o primeiro passo para remover o pecado pessoal. Por isso, Davi orou: “Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração […] Mostra-me se há em mim algo que te ofende…” (Salmo 139:23-24). Que abordagem sábia perseguir o pecado, pedindo a Deus que o mostre a nós. Ele, acima de tudo, sabe tudo sobre nós. “Ó Senhor, tu examinas meu coração e conheces tudo a meu respeito. Sabes quando me sento e quando me levanto; mesmo de longe conheces meus pensamentos” (vv.1-2).
“Tal conhecimento”, acrescentou Davi: “é maravilhoso demais para mim […] para eu compreender” (v.6). Mesmo antes de um pecado criar raízes, Deus pode nos alertar sobre o perigo. Ele conhece nosso “quintal”. E, quando uma atitude pecaminosa tenta criar raízes, Ele é o primeiro a saber e destacar. “É impossível escapar do teu espírito; não há como fugir da tua presença?” (v.7), escreveu Davi. Que possamos seguir de perto o nosso Salvador para terras mais altas!
Por: Patrícia Raybon
Quais pecados Deus revela ao examinar o seu coração? A “remoção” intencional de ervas daninhas o ajuda a livrar-se deles?
Pai, ao me mostrares o meu pecado, mostra-me também o Teu plano de remoção dessas ervas daninhas.