Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Salmo 32:1-5; Mateus 7:1-5

Plano de leitura anual: Isaías 59–61; 2 Tessalonicenses 3;

Mamãe pintou um mural na parede da nossa sala, que ficou lá por anos. Ele mostrava uma cena grega antiga de um templo em ruínas com colunas derrubadas, uma fonte destruída e uma estátua quebrada. Eu era adolescente e olhava para a arquitetura helenística, que outrora tinha sido muito bela, tentando imaginar o motivo de ter sido destruída. Fiquei curiosa, especialmente quando comecei a estudar sobre a tragédia de grandes e prósperas civilizações passadas que haviam se esfacelado.

A depravação pecaminosa e a destruição temerária que vemos hoje, ao nosso redor, podem ser preocupantes. É natural tentarmos explicar culpando as pessoas e nações que rejeitaram a Deus. Mas não deveríamos lançar nosso olhar para dentro de nós também? A Bíblia nos adverte sobre a hipocrisia quando desafiamos outros para abandonar seus caminhos pecaminosos sem também olharmos mais profundamente para o nosso próprio interior (Mateus 7:1-5).

O Salmo 32 nos desafia a ver e confessar nosso pecado. É apenas quando reconhecemos e confessamos nosso pecado pessoal que experimentamos a libertação da culpa e a alegria do verdadeiro arrependimento (vv.1-5). Ao nos alegrarmos em saber que Deus nos oferece perdão completo, podemos compartilhar essa esperança com outras pessoas que também estão lutando contra o pecado.

Por:  Cindy Hess Kasper