Leitura bíblica do dia: Deuteronômio 5:28-33
Plano de leitura anual: Isaías 14–16; Efésios 5:1-16;
A época da adolescência é uma das mais angustiantes da vida, para pais e filhos. Em minha busca para me individualizar de minha mãe, recusei seus valores e me rebelei contra suas regras, imaginando que seus objetivos eram para me tornar infeliz.
Embora já tenhamos concordado sobre essas questões, nosso relacionamento foi muito tenso. Mamãe, sem dúvida, lamentou por eu ter rejeitado suas instruções, sabendo que elas me livrariam de dores físicas e emocionais.
Deus tinha o mesmo coração para Israel. Ele comunicou Sua sabedoria por meio dos Dez Mandamentos (Deuteronômio 5:7-21). Embora possam ser vistos como uma lista de regras, a intenção de Deus é clara em Suas palavras a Moisés: “…Tudo iria bem com eles e seus descendentes para sempre!” (v.29). Moisés reconheceu o desejo de Deus, dizendo que a obediência aos decretos de Deus resultaria no prazer de Sua presença com eles na Terra Prometida (v.33).
Passamos por uma época de “adolescência” com Deus, sem crer que Suas diretrizes para a vida sejam para o nosso bem. Que cresçamos na compreensão de que Ele quer o melhor para nós e aprendamos ouvir a sabedoria que Ele concede. Sua orientação visa à nossa maturidade espiritual à medida que nos assemelhamos a Jesus (Salmo 119:97-104; Efésios 4:15; 2 Pedro 3:18).
Por: Kirsten Holmberg