Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Romanos 8:14-21

Plano de leitura anual: Jeremias 3–5; 1 Timóteo 4;

“Não fale, não confie, não sinta era a lei pela qual vivíamos e ai daquele que a quebrasse”, diz Frederick Buechner em seu livro de memórias Telling Secrets (Contando Segredos). Buechner descreve a experiência que ele chama de a “lei não escrita de famílias que por um motivo ou outro enlouqueceram”. Em sua família, essa “lei” significava que ele não podia falar ou lamentar o suicídio de seu pai, deixando-o sem alguém a quem pudesse confiar sua dor.

Você se identifica? Muitos de nós aprendemos a viver com uma versão distorcida do amor, que exige desonestidade ou silêncio sobre o que nos feriu. Esse tipo de “amor” depende do medo para controlar, e é um tipo de escravidão.

Não podemos esquecer que o convite de amor de Jesus é diferente do tipo de amor condicional que muitas vezes experimentamos — um tipo de amor que sempre temos medo de perder. Como Paulo explica, por meio do amor de Cristo finalmente entendemos o significado de não sermos “escravos medrosos” (Romanos 8:15) e entendemos o tipo de liberdade gloriosa (v.21) que é possível quando sabemos que somos profunda, verdadeira e incondicionalmente amados. Somos livres para falar, para confiar e para sentir mais uma vez, para aprender o que significa viver sem medo.

Por:  Monica La Rose